Ótimos programadores são pessoas auto motivadas

otavio publicou em 15/08, 04:12 hs , e editou pela última vez há mais de 10 anos atrás.

Muitas vezes estive a frente de projetos de capacitação de desenvolvedores. Meu trabalho era, não só de definição de planos e metas, mas sim de guiar o desenvolvimento pessoal dessas pessoas.

Algumas vezes, não foram poucas, falhei. Poucas por serem pessoas de pouca capacidade. Algumas vezes esbarrei em problemas relacionados a lógica e a pouca compreensão de regras de negócio (algo, para mim, fundamental a um programador).

Em diversas entrevistas que conduzi, algumas perguntas que eu, invariavelmente, fazia: “você é capaz de aprender com livros?” ou “Qual foi a última linguagem, padrão de projeto ou tecnologia que você aprendeu sozinho, comprando um livro e lendo?”. Se a resposta começava com: “na faculdade…”, minha frustração era imediata.

Ao longo do tempo eu entendi que a pergunta que eu realmente queria fazer era: “você é auto-motivado?”.

Não adianta, o ambiente da empresa e a linguagem em uso pode ter um ecossistema a seu redor que estimule o desenvolvedor, mas a única força que o levará à frente é a auto motivação. A vontade de aprender.

E junto disso, coisas como: capacidade de concentração, raciocínio lógico, compreensão de regras de negócio a seu redor, análise de dados e de problemas de seus clientes, ajudam a completar o perfil.

Procuro sempre pessoas assim. Você é uma dessas pessoas?

if(typeof jQuery == 'undefined'){ document.write("